Qual a melhor forma de nos livrarmos do lixo?

A leitora Nicole Bastos Smaniotto, 11 anos, enviou a seguinte pergunta:

Qual a melhor forma de nos livrarmos do lixo, já que produzimos tanto?

Para encontrar a resposta, falei com o pesquisador Emilio Eigenheer, da Universidade Federal Fluminense. A primeira coisa que ele me disse foi: “antes de falar na melhor forma de nos livrarmos do lixo, é preciso saber que podemos diminuir esta enorme quantidade”.

Isso é possível, por exemplo, se cuidarmos melhor das nossas coisas para que elas durem mais tempo e não virem lixo tão cedo. Também não precisamos comprar coisas que não precisamos de verdade só porque estão na moda. Se cuidarmos bem do que temos e comprarmos menos, teremos menos lixo para jogar fora depois.

Mesmo assim, sempre produziremos algum lixo. Então, fique de olho na melhor forma de descartá-lo.

Latas de lixo

Nada de jogar lixo na rua! Procure os locais adequados para descartar restos de comida, papéis de bala etc (Foto: Wikimedia Commons)

Em casa, se você mora em uma cidade que já tem coleta seletiva, separe os materiais secos – papel, plástico, metal e vidro – para que sejam encaminhados para a reciclagem. Outra opção, caso não haja coleta seletiva, é doar esses materiais para catadores e campanhas de recolhimento.

Mas o que fazer com o lixo que sobrou? “Ele deve ser bem ensacado e deixado no local e horário certos para ser recolhido pela prefeitura da cidade. Depois, deve ser levado para um aterro sanitário, onde será enterrado em local especialmente preparado”, diz Emílio.

Se você não conhece pontos de coleta de materiais recicláveis, pode começar a sua pesquisa pela página da Recicloteca. Outra opção é tentar entrar em contato com a sua prefeitura e pedir informações. Ah! Lembre-se que itens como pilhas e baterias devem ter um descarte diferenciado.

Matéria publicada em 15.06.2012

COMENTÁRIOS

  • Laura Andrade Da Costa

    como faço para descartar os materias de metal na colata de lixo que se enterra

    Publicado em 18 de novembro de 2020 Responder

    • Rafael dos Santos Barbosa

      Primeiramente, é preciso separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável. Separe também os resíduos orgânicos dos secos. E sempre utilize sacos biodegradáveis.

      Publicado em 13 de julho de 2021 Responder

  • Suelane da Silva Ferreira

    Assunto importantíssimo! Nosso planeta agradece 🙂

    Publicado em 17 de fevereiro de 2021 Responder

  • matheus ferreira alves

    achei muito intereçante e legal

    Publicado em 22 de abril de 2021 Responder

  • Davi vinicius Almeida Silva

    Não recicláveis restos de comida recicláveis tudo de plástico recicláveis tudo de papel

    Publicado em 1 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat