Por que piscamos?

Se você vai responder que pisca para paquerar, saiba que existem outros motivos que justificam esse abrir e fechar de olhos que realizamos naturalmente. Com esse simples reflexo, lubrificamos nossos olhos e os protegemos de corpos estranhos presentes no ar.

 

(ilustração: Cruz)

(ilustração: Cruz)

Quando piscamos, ativamos a glândula lacrimal, que fica atrás e ao lado de cada olho, responsável pela produção da lágrima. É a lágrima que age em conjunto com nossas piscadelas. O oxigênio que ela contém se espalha e protege nossa córnea – uma espécie de lente que a luz atravessa para que possamos ver. Na lágrima há ainda gorduras e sais minerais, que são substâncias protetoras para os olhos. É também para espalhá-las por toda a superfície do olho e remover partículas de poeira ou corpos estranhos que as pálpebras abrem e fecham.

Piscamos a cada cinco ou sete segundos, tempo necessário para que a lágrima cumpra todas essas funções e, depois, seja eliminada através de dois furinhos que ficam nos cantos das pálpebras, próximos ao nariz. Se piscarmos menos que isso, a córnea não recebe o oxigênio necessário para sua proteção e seu bom funcionamento. Os olhos ficam sem lubrificação, sem brilho e até podemos ter a sensação de visão borrada e de dor.

Bom, agora que você já sabe que piscar é saudável, pode usar seu charme e suas lindas pálpebras para caprichar nas piscadelas. Mas tenha cuidado: piscar ou apertar os olhos exageradamente pode significar dificuldade na visão, alergias, inflamações ou que existe algum corpo estranho que precisa ser removido. Em todos os casos, o ideal é procurar um oftalmologista.

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 182)

Matéria publicada em 27.08.2014

COMENTÁRIOS

  • João Paulo Fabrini Mesquita

    Eu achei incrivel se n Piscarmos Ficamos Com o Olho Ardendo e Tem Uma brincadeira q eu as vezes Fasso q tem q ficar com o olho sem piscar até o outro piscar se vc piscar vc perde se vc n pisca vc n perde.

    Publicado em 12 de março de 2021 Responder

  • Clara.AlunaSesi

    Oi, pessoal da revista Ciências Hoje das Crianças!! Li a matéria “Por que piscamos?” publicada em 27.08.2014 e gostaria de dizer que eu amei o texto “Quando piscamos, ativamos a glândula lagrimal” gostei muito de saber disso!!!

    Beijos Clara

    Varginha/MG

    Publicado em 12 de março de 2021 Responder

  • Helena Gonsalves

    Eu achei incrível essa coisa de piscar e eu não sabia o tempo suficiente para nós piscarmos que é de 7 segundos

    Publicado em 20 de outubro de 2023 Responder

  • Helena Galuppo Sernagiotto

    Achei incrível como a gente pisca 😉 e amei esse texto!!!

    Publicado em 21 de outubro de 2023 Responder

  • pedro pimenta duarte

    Oi, pessoal da revista Ciências Hoje das Crianças!! Li a matéria “Por que piscamos?” publicada em 27.08.2014 e gostaria de dizer que eu amei o texto “Quando piscamos, ativamos a glândula lagrimal” gostei muito de saber disso!!!

    Publicado em 23 de outubro de 2023 Responder

Envie um comentário

Beatriz Simões Correa

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!