Por que as galinhas botam ovos?

Diná estava comendo uma omelete no lanche da tarde. O cheiro estava delicioso e começou a bater aquela fome, mas eu precisava terminar de ler os e-mails dos leitores da CHC. Mensagem vai, mensagem vem, vi que uma delas trazia como título “Ovos”. Opa! Como será que vocês adivinharam?

Os leitores Tayse, Rayanna, Thamyres e Wesley não vieram para o lanche, mas queriam saber por que as galinhas botam ovos. Pois bem, aí vai a resposta: com exceção da grande maioria mamíferos, todos os bichos põem ovos com um objetivo muito simples – proteger seus filhotes até que eles estejam prontos para começar a enfrentar o mundo lá fora.

Segundo o zoólogo Luiz Pedreira Gonzaga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante a evolução, à medida que os animais foram saindo do ambiente aquático e conquistando o terrestre, os ovos adquiriram uma casca resistente que protege contra a perda de água. “Quanto mais exposta ao ar, mais impermeável a casca é”, explica. “Porosa, ela permite a respiração do embrião, mas não a saída da água e dos nutrientes necessários ao filhote”.

ovos

(Foto: Timothy Titus / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0)

Quando a galinha está no período fértil, seu ovário libera um óvulo, que desce por um canal chamado oviduto e começa a ficar gorducho por acumular a tão conhecida gema. “Ela e a clara são fontes de nutrientes para o filhote”, conta Luiz.

Se a galinha cruza com o galo antes da liberação do óvulo, o resultado é um embrião em formação no interior do ovo. Do contrário, o ovo é formado sem embrião, apenas com gema e clara. Depois desse processo, que demora cerca de um dia, a galinha põe o ovo – com ou sem embrião.

Já que estamos nesse assunto, vale esclarecer que as galinhas chocam os ovos porque os embriões precisam de calor para se desenvolver. “As aves dependem de um metabolismo acelerado para realizar a divisão celular que forma um ser vivo mais complexo”, completa o cientista. Bacana, não é? Aposto que, da próxima vez que você comer um ovo, ele terá gostinho de ciência!

Matéria publicada em 18.07.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!