Zika, chikungunya e dengue. Três doenças, um mosquito transmissor: Aedes aegypti. Trata-se de um inseto superpoderoso? Nada disso! Ele apenas tem as características necessárias para conservar no seu organismo os vírus que causam essas doenças e acaba por transmiti-los quando pica as pessoas. Vamos entender a razão pela qual alguns mosquitos transmitem certas doenças?
Para começar, precisamos ter em mente que a vida dos vírus que causam essas doenças não é fácil! Quando o mosquito transmissor se alimenta do sangue de uma pessoa com dengue, por exemplo, ele adquire o vírus que chega ao seu estômago. Dentro do mosquito, o vírus precisa driblar as defesas do organismo do inseto para sobreviver e alcançar sua glândula salivar. Quando o vírus alcança essa glândula, o mosquito está pronto para transmiti-lo na próxima picada.
Os desafios de sobrevivência impostos aos vírus pelo vetor – isto é, pelo mosquito – resultam em uma relação única entre eles, é como se um se adaptasse ao outro. Isso explica por que alguns mosquitos transmitem certos tipos de doenças e outros, não. Infelizmente, para nós, humanos, o mosquito Aedes aegypti tem as condições específicas para a conservação e transmissão dos vírus da dengue, da chikungunya e da zika. Já o Anopheles darling, por exemplo, outra espécie de mosquito, é transmissor do protozoário causador da malária, uma doença que causa febre, dores de cabeça e muitos danos à saúde humana.
Além disso, os três elementos envolvidos no ciclo da doença – patógenos (no caso, o vírus), vetor (no caso, o mosquito) e o hospedeiro (no caso, os humanos) – dependem de um cenário que facilite esse encontro – o ambiente. No caso do Aedes aegypti, o ambiente perfeito é o recipiente contendo água parada, onde o mosquito deposita seus ovos, de onde saem as larvas, que se transformam em pupas e formam mosquitos adultos, já com o organismo adaptado para se tornar um transmissor.
Pouca gente sabe que a maioria dos mosquitos tem origem em áreas silvestres. Eles foram ganhando espaço nas cidades porque perderam as matas, seu ambiente original. Se conservássemos o verde, conservaríamos também o hábitat dos mosquitos e, consequentemente, a nossa saúde. Como não fazemos isso, os mosquitos se adaptam e se multiplicam em novos espaços, cada vez mais perto de nós, que agora queremos saber como eliminá-los.
Sabia que quem pica é a fêmea do mosquito, que necessita do sangue para amadurecer seus ovos? Mosquitos machos sugam apenas a seiva das plantas para se alimentar.
(Texto originalmente publicado na CHC 275)
ARTHUR
Eu e meu amigo Lucas adoramos esta matéria explicativa sobre o Aedes aegypti e o Anopheles.
Muito obrigado!
Um abraço
Publicado em 4 de junho de 2020
Isabella Nunes da Silva de Andrade e Sacramento
Adorei todos se cuidam de suas saúdes para acabar esse covid e ja ir a escola pra aprender mais coisas adorei esse aplicativo estou apredendo muitas coisas👍
Publicado em 14 de julho de 2020
Manuela soares bambirra
legal mesmo arthur
Publicado em 3 de novembro de 2020
Clarissa
Oi
Publicado em 10 de junho de 2020
Otto
Oi
Publicado em 10 de junho de 2020
Isabella Nunes da Silva de Andrade e Sacramento
Adorei esse aplicativo eu estou apredendo e está ajudando a aprender igual a minha escola
Publicado em 14 de julho de 2020
Otto
Adorei esse aplicativo
Publicado em 10 de junho de 2020
Otto
Pais instalem esse aplicativo é muito bom pra crianças
Publicado em 10 de junho de 2020
LUCAS
ADORAMOS A EXPLICAÇÃO!
Publicado em 15 de junho de 2020
milena
adorei a Explicação
Publicado em 29 de junho de 2020
Luisa
gostei muito!
Publicado em 8 de julho de 2020
Laura
Vou usar como revista quando estiver entediada
Publicado em 8 de julho de 2020
vania gomes moisinho
olá chc meu nome é millena e eu adorei o texto. eu gostaria que a chc fizessem outros textos assim mas de outros insetos por favor! agradeço muito um beij0 aguardo o retorno.
Publicado em 6 de agosto de 2020
Mafêr
Eu amei esse site! Consegui aprender muito!
Publicado em 13 de novembro de 2020
GUILHERME
Muito bom
Publicado em 18 de fevereiro de 2021
MAITÊ FERREIRA de CASTRO
É isso aiiii!
Publicado em 23 de fevereiro de 2021
MAITÊ
Adoro chc
Publicado em 23 de fevereiro de 2021