Por que a lágrima é salgada?

Você estava chorando e lágrimas salgadinhas foram parar na sua boca. Isso acontece com todo mundo, mas você já parou para se perguntar por que a lágrima das pessoas é salgada? A leitora Letícia Abreu já! Ela enviou a dúvida para a CHC.

As lágrimas são salgadas porque contêm sais minerais em sua composição (Foto: Flickr / ley.la / CC BY-NC-ND 2.0)

Na busca pela resposta, falei com o bioquímico Joab Trajano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor da coluna No laboratório do Sr. Q. Ele me contou que a lágrima é salgada porque ela tem sais minerais em sua composição. O principal deles é o cloreto de sódio – a mesma substância do sal de cozinha. Além disso, ela também é composta por água, proteínas e gorduras e toda essa mistura tem a função de proteger, lubrificar e manter os olhos bem limpinhos.

Joab ainda me explicou que as concentrações de sal dentro de células do olho e na lágrima são as mesmas e que isso é importante para a saúde desse órgão. “Por causa de um fenômeno chamado osmose – quando a água se desloca através de uma membrana semipermeável de um local com menor concentração de sal para outro com maior concentração –, se a lágrima tivesse mais (ou menos) sal do que o normal, as células do olho perderiam (ou ganhariam) grandes quantidades de água, o que impediria o seu funcionamento normal”, explica o bioquímico.

E não pense você que isso vale só para o ser humano! “Outros animais produzem lágrimas para proteger os olhos e a quantidade de sal na lágrima deles também está em equilíbrio com a das células de seus olhos”, conta Joab. Mas existem, é claro, exceções. Animais como as tartarugas marinhas, por exemplo, eliminam o excesso de sal que ingerem por meio de suas glândulas lacrimais. “Nesses casos, as lágrimas contêm uma quantidade de sal bem maior”, conta Joab.

Matéria publicada em 28.02.2013

COMENTÁRIOS

  • Kelliane Bertunes

    Acho que as minhas lágrimas estão mais salgadas, por q quando eu choro, na maioria das vezes o meu olho arde.. As vezes acontece também só ao lacrimejar.
    Me fala mais sobre….!?

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

    • Ana Célia Medeiros Branco

      Mesmo não chorando meus olhos ardem o que será ?

      Publicado em 20 de outubro de 2020 Responder

      • Neu

        porque a senhorita é uma princesa…e sua ardência constantes é devido os maus olhos querendo te ofuscar..

        Publicado em 27 de dezembro de 2020

  • Marcia silva de Andrade

    Minha lágrimas não estão salgada estão suave será que estou doente.

    Publicado em 17 de janeiro de 2021 Responder

  • José Paulino Marimba

    Gostei de ler sobre as lagrimas é uma materia muito emportante, espero que fazes mais vezes.

    Publicado em 19 de fevereiro de 2021 Responder

  • Daniela Ferreira

    Eu ontem estava a chorar e fazia algum tempinho que não chorava , e as lagrimas estavam muito salgadas e “queimaram” a minha pele como se eu estivesse com feriada mas é a primeira vez que acontece

    Publicado em 11 de abril de 2021 Responder

  • Maria

    Boa noite hoje estava chateada, e chorei e percebi que minhas lágrimas estão doce parecido com água de com água de coco !

    Publicado em 18 de outubro de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat