Plantar sem semente: é possível?

O leitor Felipe Fukasawa, de 7 anos, mora lá no Canadá e quer saber:

Como é que a banana e o abacaxi nascem, se não têm semente?

abacaxi

Pode abrir um abacaxi ao meio e conferir: ele não tem semente! Como será possível plantá-lo, então? (Foto: Wikimedia Commons)

Para descobrir isso, conversei com Aristóteles de Matos, agrônomo da Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas, Bahia, e com Emilia Girnos, anatomista vegetal da Universidade Federal do Maranhão.

Tanto o abacaxizeiro quanto a bananeira têm pequenas mudas, como se fossem pequenos galhos, que nascem ao redor da planta principal e que podem ser cortados e replantados. “Também é possível plantar a ‘coroa’ do abacaxi”, explica Aristóteles. “Você corta a coroa, limpa bem a base e coloca na terra”, completa.

Emília explicou que todas as plantas têm um tecido chamado parênquima, responsável pela cicatrização de pequenas lesões nas plantas. Em algumas delas, como no abacaxizeiro e na bananeira, a parênquima pode formar raízes se a muda for plantada. “Esses galhos conseguem produzir raízes, fixando-se no solo e conseguindo os nutrientes necessários para desenvolver uma planta adulta”, comenta Emília.

banana selvagem

Existem abacaxis e bananas selvagens com sementes, mas são muito mais difíceis de comer. Veja, por exemplo, a banana da foto! (Imagem: Wikimedia Commons)

Agora um detalhe curioso: há muito tempo, só existiam bananas e abacaxis com sementes. Por alguma mudança genética, algumas plantas começaram a produzir frutos sem sementes. O homem adorou, pois eram bem mais fáceis de comer, e passou a plantar só os frutos modificados. Muitos anos depois, o resultado é que a banana e o abacaxi sem sementes são muito mais comuns do que os frutos originais, que até hoje podem ser encontrados na natureza, mas nunca aparecem nas barraquinhas da feira!

Matéria publicada em 06.09.2012

COMENTÁRIOS

  • Mágico Xavier

    Olá!

    Eu sou o Mágico Xavier! Por favor leia o texto até o fim, pois não sou um mágico qualquer. Faço mágicas com um objetivo muito maior que entreter as pessoas, na verdade eu utilizo os meus truques em palestras para empresas, afim de torná-las mais atrativas e interessantes. Isso mesmo! Posso tornar suas palestras empresariais muito melhores e eficazes!

    As Mágicas realizadas são ferramentas de transmissão e fixação de conteúdo, além de manter a atenção, sensibilizando, despertando e motivando os espectadores em ter uma conduta melhor dentro e fora do ambiente de trabalho.

    São números com cordas, lenços, flores, fogo, líquidos, garrafas e muito mais, tudo com muita segurança, participação do público e uma bela pitada de humor.
    Você deve estar pensando: e o conteúdo da palestra? Bem, ele será formulado juntamente com a comissão organizadora. Os temas serão trabalhados de forma objetiva e todas as mágicas terão relação com o que for abordado. Texto elaborado dentro das Políticas e Valores da Empresa contratada, bem como de acordo com o briefing do Evento.

    Para não ter dúvidas sobre a qualidade do meu trabalho, acesse o meu site http://www.magicoxavier.com.br e dê uma olhada no que já realizei em todo Brasil.

    Agora que você me conhece melhor, vou te apresentar uma proposta irrecusável! Podemos fazer uma parceria de sucesso! É só enviar um e-mail para magicoxavier@gmail.com.br manifestando o seu interesse ou enviando suas dúvidas.

    Fico no aguardo.

    Abraço!

    Publicado em 28 de junho de 2018 Responder

  • Anna Elise

    Gostei de aprender mais sobre as frutas que atualmente não tem semente!

    Publicado em 31 de dezembro de 2018 Responder

Envie um comentário

Rex

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!