Picada fatal

Quem já foi picado por uma abelha sabe como dói! Mas será que é verdade que a abelha morre depois de picar alguém? Essa dúvida deixou a leitora Maria Beatriz com a pulga atrás da orelha e eu, abelhudo que sou, fui correndo conversar com o biólogo Silvio Nihei, da Universidade de São Paulo.

Abelha

Quando a abelha pica uma pessoa, seu ferrão fica preso na pele da vítima (Foto: Wikimedia Commons)

Silvio contou que o ferrão da abelha tem pequenas serras e, quando ela pica uma pessoa, o ferrão fica preso na pele da vítima. “Como a abelha não consegue retirar o ferrão, ela acaba se partindo e pedaços de seu abdômen ficam enfiados na pessoa”, explica. Sem o abdômen, a abelha morre em poucos minutos.

Apesar do triste fim, nem sempre a abelha leva a pior. A pele espessa dos humanos não a deixa tirar o ferrão, mas, caso a vítima seja outro inseto, ela pode picá-lo e sair com o ferrão intacto. Outra curiosidade é que apenas as fêmeas têm ferrão, enquanto os zangões não picam ninguém. Deve ser por isso que o Zíper é tão calminho!

Matéria publicada em 14.11.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!