Pedras sempre afundam?

Você já brincou de jogar pedras em um rio para ver quantas vezes elas quicam? Por mais que deem alguns pulinhos, as pedras acabam afundando. Talvez você nunca tenha notado, mas há um curioso conceito científico por trás dessa brincadeira.

Para alguma coisa afundar no rio, ela tem que ser mais densa que a água. E você sabe o que é densidade? É a relação entre a massa de um objeto e o volume que ele ocupa.

Pedra-pomes (foto: Wikimedia Commons)

Pedra-pomes (foto: Wikimedia Commons)

Agora, será que todas as pedras afundam mesmo? Vamos fazer um teste. Você vai precisar de uma pedra comum e uma pedra-pomes. Já ouviu falar? É uma pedra de origem vulcânica – mas não se preocupe, pois você não vai precisar ir até um vulcão para achar uma dessas. Ela é muito fácil de ser encontrada em farmácias, pois é muito usada em tratamentos estéticos.

Hora de colocar a mão na massa. Pegue as duas pedras e jogue-as em um balde cheio de água (pode ser mesmo em uma piscina, em um lago ou em um rio, se você preferir). Observe atentamente o que acontece.

Não é intrigante? Agora me diz: você consegue explicar por quê? Conte nos comentários!

Matéria publicada em 07.04.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat