Parabéns, curiosa!

Como o tempo passa rápido! É difícil acreditar que já faz um ano que a CHC Online falou sobre a chegada da sonda Curiosity – o nome quer dizer Curiosidade, em inglês – a Marte. Para comemorar o aniversário celebrado hoje (6/8), o jipe-robô tocou um solitário “parabéns pra você” em uma de suas pausas no passeio pelo planeta vermelho.

Em doze meses de atividade, a Curiosity buscou sinais de água, vida e outros detalhes para ajudar a entender melhor o sistema solar. Ela encontrou, por exemplo, o possível leito de um antigo rio, além de sinais que ajudam a compreender a atmosfera que Marte teve no passado.

Agora, o jipe-robô se dirige a uma enorme montanha, onde deve fazer suas últimas investigações. A formação, cuja base mostra sinais de ter sido exposta à água líquida, pode preservar informações valiosas sobre a história do planeta.

Confira o vídeo que a Nasa, agência espacial americana, preparou para celebrar o aniversário da Curiosity, com imagens captadas pela sonda no último ano:

Matéria publicada em 06.08.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!