Panela de papel???

Você já deve ter visto vários modelos de panelas: de alumínio, de aço, de barro e até de vidro. E de papel, já viu?

Pois nós aqui da redação da CHC não só vimos como fabricamos e testamos! Quer tirar a teima? Então, faça uma panela de papel você também! A lista de material é a seguinte: vidro de maionese com tampa; arame fino, porém resistente; papel glacê lustroso (encontrado facilmente em papelarias); fita adesiva; vela.

Para fazer a panela, corte um quadrado de papel com 10 centímetros de lado e pressione-o com a palma da mão contra a boca do vidro de maionese (1).

Construa o suporte da panela fazendo um anel de arame com o diâmetro da boca do vidro. Enrole as pontas que sobraram uma na outra formando um cabo (2).


Dobre o cabo em “L” e, com a fita adesiva, cole-o no vidro de maionese. Fixe a vela sobre a tampa do vidro (3). Coloque a panela de papel sobre o suporte de arame e preencha-a com água. Ajuste o tamanho da vela de maneira que só a ponta da chama atinja o fundo da panela (4).

Com a ajuda de um adulto, para você não correr o risco de se acidentar, acenda a vela e espere… Em pouco tempo a água estará fervendo!

Note que o papel não pega fogo. Isso acontece porque a água ferve à temperatura de uns 100ºC e o papel necessita de temperaturas superiores a 300ºC para pegar fogo. Enquanto a água está fervendo, a sua temperatura não muda. Todo o calor que a vela fornece é utilizado para transformar a água em vapor, por isso ela continua sempre a 100ºC enquanto ferve, não deixando o papel pegar fogo. Então, enquanto existir água na panela o papel não queimará, pois sua temperatura permanecerá a mesma.

Mas, atenção! Cuidado para não deixar toda a água evaporar! Senão, o papel pegará fogo e vai ser aquela fumaceira!

Baseado no livro Brincando com a Ciência, de Ronaldo de Almeida e Douglas Falcão, uma publicação do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Matéria publicada em 29.03.2010

COMENTÁRIOS

  • loriexy

    la respeusta

    Publicado em 8 de junho de 2021 Responder

  • Darcilene Pereira Costa

    Quero os passos para confeccionar uma panela de papel que funciona?

    Publicado em 16 de maio de 2023 Responder

  • Sol

    Para que serve esse texto?

    Publicado em 3 de abril de 2024 Responder

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!