Palitinhos açucarados

Esse experimento requer muita paciência e capacidade de observação, mas quem seguir todas as etapas vai ser recompensado com um doce no final! Vai ficar aí chupando dedo? Mãos à obra!


Você vai precisar de:
– água (200 mililitros);
– açúcar;
– palito de sorvete limpo ou espeto de madeira;
– uma jarra pequena (500 mililitros);
– cartolina;
– clipe.

1. Com a ajuda de um adulto, aqueça a água até o ponto de fervura em uma panela pequena. Retire a panela do fogo e, aos poucos, adicione o açúcar até que a solução fique saturada, ou seja, até que não seja mais possível dissolvê-lo.

2. Volte a aquecer a mistura até que todo o sólido se dissolva e a solução fique límpida.

3. Coloque a solução ainda quente na jarra. Caso tenha restado algum grão de açúcar sem dissolver, não deixe que ele passe para a jarra.

4. Cubra a boca do frasco com a cartolina.

5. Faça um furo e coloque o palito de sorvete ou o espeto de madeira através da cartolina, dentro da solução, sem que ele atinja o fundo da jarra. Prenda o palito com o clipe para que ele não caia dentro da jarra.

6. Coloque o frasco em um local onde você possa deixá-lo por vários dias em observação.


O que aconteceu?
A água quente dissolve uma quantidade maior de açúcar do que a água fria. Quando a solução saturada de açúcar esfria, se torna uma solução supersaturada e o excesso de açúcar tende a cristalizar. Entretanto, para que se formem cristais é necessária a presença de um núcleo, que, neste caso, é o palito de madeira. Os pequenos cristais inicialmente formados sobre o palito vão aumentando de tamanho com o passar do tempo.

A cristalização é um processo muito utilizado na indústria. Substâncias utilizadas na fabricação de inseticidas, plásticos, papel e fertilizantes, por exemplo, são obtidas por cristalização.

Agora, comemore o sucesso do seu experimento com uma lambida no seu palitinho açucarado. Mas, depois, escove os dentes!

Matéria publicada em 23.12.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!