Os índios e as cataratas

Não é novidade para ninguém que as cataratas do Iguaçu, localizadas entre o Paraná e a Argentina, proporcionam uma das visões mais belas do mundo. O conjunto de quedas d’água – com alturas que vão de 40 a 80 metros – leva o rio de mesmo nome a seu nível inferior, onde ele atinge quase três quilômetros de largura.

O que muitos não sabem é que a criação dessa paisagem, tão imponente e deslumbrante é tema de uma bonita lenda da tribo caigangue, transformada no curta-metragem de animação A lenda das Cataratas.

Segundo os caigangues, o índio Tarobá havia se apaixonado por Naipi, filha do cacique. A moça, no entanto, já estava prometida ao cruel deus-serpente M’Boi. Os dois jovens, então, precisam decidir se lutam por seu amor ou mantêm o acordo com a criatura, cuja fúria poderia trazer terríveis consequências.

Além do filme, o DVD traz o making of da animação, que mostra como os personagens foram trabalhados em computador, e o processo de dublagem. Nos ‘extras’, você também terá outras informações sobre a tribo caigangue. Uma ótima oportunidade para quem quer se divertir e aprender mais sobre a cultura brasileira!

Para comprar o DVD, basta acessar a página do filme e fazer o pedido por email ou telefone.

Matéria publicada em 21.02.2013

COMENTÁRIOS

  • Murilo Candido Boccalletti

    A lenda das Cataratas do Iguaçu é uma história de amor que aconteceu a muito tempo antes mesmo das cataratas se formarem. Os índios Caigangues, que habitavam as margens do rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M”boi- um Deus com forma de serpente e filho de Tupã.

    Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

  • Bruno Henrique Vicentini Vizizoti

    A história das cataratas do Iguaçu é muito linda mesmo , o amor entre o indio e afilha do cacique é muito emocionante

    Publicado em 17 de junho de 2020 Responder

  • Vitória Fernanda da Silva

    Interessante saber que os índios vivem nas margens do rio Iguaçu e que eles achavam que o Deus deles era uma serpente

    Publicado em 24 de junho de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat