Ora, raios!

Tem gente que acha os raios bonitos, tem gente que morre de medo. Você pode pertencer a um grupo ou a outro, mas há de concordar: raios são um fenômeno fascinante. Talvez por isso tantos leitores da CHC enviem perguntas sobre eles. E eu, é claro, adoro procurar as respostas!

Em uma noite de tempestade, os raios encantam ou assustam você? (foto: Conrado Tramontini / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0>CC BY-NC 2.0</a>)

Em uma noite de tempestade, os raios encantam ou assustam você? (foto: Conrado Tramontini / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Desta vez, a leitora Ana Beatriz nos pergunta por que os raios só caem na chuva.

”Porque os raios são causados por nuvens de tempestades que também produzem chuva”, explica o engenheiro Osmar Pinto Jr., pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “Em geral, esses fenômenos tendem a ocorrer quase simultaneamente”.

Porém, Osmar nos contou também que, às vezes, é possível ver um raio sem estar debaixo de um toró. “Em alguns casos, quando as tempestades se movem rapidamente, é possível um observador ver apenas raios sem chuva e outro observador ver o contrário, isto é, apenas chuva sem raios”, conclui.

Fique de olho e conte pra gente se você conseguir observar esse fenômeno!

Matéria publicada em 30.04.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat