O voo dos passarinhos de papel

Você sabe o que é tsuru? Na tradição japonesa, é um passarinho da sorte, feito com dobraduras em papel. Segundo a lenda, quem juntar mil tsurus terá direito a um pedido de paz.

Inspirada nesses passarinhos encantadores, a artista Tereza Yamashita criou a instalação Disparo de mil tsurus – a magia do origami.

Disparo de mil tsurus – a magia do origami.

‘Disparo de mil tsurus – a magia do origami’ usa dobraduras em papel para simbolizar a paz (Foto: Tereza Yamashita)

A artista dobrou mil passarinhos sozinha, num trabalho que durou dois meses. Depois, juntou-os em grupos de cinco, formando flores coloridas, e prendeu em galhos secos. Por fim, montou a estrutura dentro de uma bala vazia de um canhão de guerra – daí a palavra Disparo no título da obra.

Segundo Yamashita, o trabalho fala sobre a paz (representada pelos tsurus), a guerra (bala de canhão) e a liberdade (galhos da árvore). Disparo de mil tsurus está em cartaz na exposição Passarinho na Gaiola Não Canta, Lamenta, mostra que reúne obras de 64 artistas contra o aprisionamento das aves.

Passarinho na Gaiola Não Canta, Lamenta
Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas, 542
São Paulo – SP
Até 12 de fevereiro
De terça a domingo, das 12h às 20h
Grátis

Matéria publicada em 15.12.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!