O pêndulo mágico

Nem sempre a gente pode confiar no que os olhos vêem. Sabe por quê? Porque o nosso cérebro pode nos pregar peças. Duvida? Pois, então, siga o passo a passo para realizar este experimento e você vai ver como seus olhos podem se confundir…

Você vai precisar de:

– um pêndulo (que pode ser feito amarrando uma bola de gude a uma linha grossa);
– uma lente de óculos escuros;
– um amigo.

Passo 1

Fique de um lado da sala e peça ao seu amigo para ficar do lado oposto e balançar o pêndulo, como se fosse hipnotizar você.

Passo 2

Olhe fixamente para o pêndulo e coloque a lente escura somente sobre o seu olho direito. Mantenha os dois olhos abertos. O que aconteceu?

Passo 3

Faça o mesmo, colocando a lente sobre o seu olho esquerdo. E agora, o que aconteceu?

Explicação

Se você fez tudo direitinho, deve ter notado que, colocando a lente no olho direito, o pêndulo parecia realizar um movimento circular, e que passando a lente para o olho esquerdo, o movimento circular parecia acontecer no sentido inverso. O que pode parecer mágica, a ciência chama de ilusão de ótica. Essa ilusão surge do fato de que as imagens que são vistas com a retina escurecida, no caso da lente escura sobre o olho, demoram mais para serem transmitidas ao cérebro do que as imagens claras. Dessa forma, quando o pêndulo é visto com um dos olhos cobertos por uma lente escura, as imagens dessa trajetória parecem mais lentas, comparadas às imagens com o olho descoberto, dando a sensação de que o pêndulo está fazendo círculos.

Matéria publicada em 25.08.2008

COMENTÁRIOS

  • rosa

    Eles o pendulo magico faz agemte ficar rico milionário conforme a rosagela astral dize

    Publicado em 21 de outubro de 2023 Responder

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!