O nascimento da internet

A internauta Nicoly de Moraes quer saber qual é a origem da internet e eu, que não sou nada bobo, fui logo perguntar ao matemático Arnaldo Mandel, da Universidade de São Paulo.

Ele explicou que a internet foi criada pelo governo americano na década de 1960 e era chamada de arpanet (em português, a sigla ARPA quer dizer Agência de Pesquisa em Projetos Avançados). “Na época, só o governo americano e algumas universidades tinham acesso à rede”, conta.

Segundo Arnaldo, a internet foi desenvolvida porque o governo americano queria um sistema de comunicação que pudesse resistir ao bombardeio durante uma guerra. “Além disso, os pesquisadores envolvidos já imaginavam usos para essa rede parecidos com o que temos hoje”, completa o pesquisador.

Quando foi criada, a arpanet envolvia poucos computadores, que apenas trocavam informações e e-mails. Já em 1980, outras empresas formaram suas próprias redes e se comunicaram entre si, formando uma rede de redes – o que, aliás, é o significado do termo “internet”!

Matéria publicada em 06.12.2012

COMENTÁRIOS

  • João

    adorei seu site chc

    Publicado em 10 de fevereiro de 2021 Responder

  • marcos

    oi

    Publicado em 24 de março de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat