O menor filme do mundo

Quando começaram a circular na internet as primeiras notícias sobre o menor filme do mundo, fiquei com a pulga atrás da orelha. Seria um filme bem curtinho? Ou visto em uma tela bem pequenininha? Não era nada disso: o menor filme do mundo foi filmado em escala microscópica e se chama Um menino e seu átomo.

Pesquisadores da empresa de computação IBM conseguiram registrar átomos – as partículas minúsculas que formam tudo o que existe – em fotos e montaram uma animação em stop motion. Essa técnica consiste em fotografar várias vezes uma cena, com pequenas modificações de uma foto para outra, e, em seguida, juntar as imagens em sequência, dando a impressão de movimento.

Para fazer tudo isso, foi preciso um microscópio especial que possibilita visualizar os átomos e uma agulha minúscula, guiada por computador, que ajuda a movê-los. O resultado são as imagens que você vê abaixo, onde cada bolinha é uma molécula de monóxido de carbono, formada pela união de um átomo de carbono e outro de oxigênio. Incrível, não é?

Matéria publicada em 07.05.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!