O medo do elefante

Você já deve ter visto filmes e desenhos animados que mostram elefantes grandalhões morrendo de medo de ratos miudinhos. Mas será que isso é verdade? O leitor Pedro Henrique também teve essa dúvida e eu fui descobrir o que há por trás dessa história.

A lenda de que os elefantes têm medo de ratos pode ter surgido devido às condições em que os animais eram mantidos quando domesticados. (foto: tim ellis / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br>CC BY-NC 2.0</a>)

A lenda de que os elefantes têm medo de ratos pode ter surgido devido às condições em que os animais eram mantidos quando domesticados. (foto: tim ellis / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Segundo a etóloga Joyce Poole, especialista em elefantes e diretora das organizações ElephantVoices e Global Sanctuary for Elephants, esses animais não costumam ter medo de roedores. “O que pode acontecer é eles tomarem um susto se algum rato ou camundongo passar correndo diante deles”, esclarece.

Mas, então, de onde veio esse mito? Joyce afirma que, embora não esteja totalmente correta, a história tem um fundo de verdade. “Era comum que elefantes de zoológicos ou de circos fossem mantidos acorrentados em jaulas fechadas”, explica. “Eles ficavam em pé em sua própria urina e excremento. Por isso, e pela falta de atividade física adequada, sofriam de infecções nas patas, e a pele infectada atraía ratos. A única forma de se livrar deles era tentar pisoteá-los, já que não podiam sair dali. Daí a ideia de que teriam medo dos roedores.”

Embora seja um mito muito popular, os elefantes não têm medo de ratos. (foto: andre.vanrooyen / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br> CC BY-NC-ND 2.0 </a>)

Embora seja um mito muito popular, os elefantes não têm medo de ratos. (foto: andre.vanrooyen / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0 )

Hoje, a realidade desses animais já não é tão desesperadora graças a medidas como a proibição de seu emprego em circos de várias partes do mundo. Mesmo assim, é preciso estar sempre alerta. Como você já viu aqui na CHC, elefantes têm mais qualidade de vida quando estão soltos na natureza do que quando vivem em zoológicos. “Presos, eles acabam sofrendo com falta de exercícios, autonomia e estímulos”, explica Joyce.

Mas não pense que os elefantes são os valentões do reino animal. Joyce revela alguns de seus medos mais comuns: “Aparentemente, esses animais têm medo de abelhas, que podem picá-los em partes sensíveis, como na tromba”, diz. “E, como eles têm a capacidade de sentir a propagação de ondas sonoras no solo, também temem terremotos, que estremecem muito o chão”, completa.

Matéria publicada em 09.07.2014

COMENTÁRIOS

  • rayane

    pensava que éra verdade que o elefante tinha medo de ratos, mais agora já sei a verdade.

    Publicado em 24 de junho de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!