O ano da bicharada

Com o final do ano bem próximo, resolvemos relembrar o que saiu de mais legal na CHC Online ao longo de 2013. Os bichos, é claro, vieram logo à cabeça! Afinal, estão entre os temas favoritos dos nossos leitores – e da redação também.

Este ano, quem segue de perto nossa página conheceu um projeto para clonar animais silvestres, acompanhou cientistas que tentavam contar os insetos na floresta e bisbilhotou o dia a dia das matas com a ajuda de armadilhas fotográficas. Juntos, fomos até o fundo do mar, com a ajuda de biólogos que compartilharam conosco suas fotos de viagem, e até desvendamos a vida secreta das formigas!

lobo-guara

O lobo-guará pode ser um dos primeiros mamíferos silvestres a serem clonados no Brasil (Foto: Flickr/ fraxprax / CC BY-NC 2.0)

O leitor investigou também como são os bichos por dentro, viu como eles enxergam, ficou sabendo como se alimentam os bebês dos mamíferos e até entendeu por que o cocô e a cera do ouvido de alguns animais podem ter muita utilidade.

Os bichos demonstraram que são espertos, conversando uns com os outros, aprendendo a nadar, dividindo alimentos com os companheiros e ensinando os filhotes a cantar. Os cachorros – esses danados! – provaram que até conseguem interpretar as expressões dos humanos.

A CHC Online anunciou novas espécies de aves, sapos, pererecas, salamandras, insetos, esponjas, mamíferos e peixes – isso só para citar alguns. Teve até uma rã desaparecida que resolveu novamente dar o ar de sua graça!

A simpática perereca <i>Aparasphenodon pomba</i> foi uma das novas espécies que a CHC Online divulgou em 2013 (Foto: Clodoaldo Lopes de Assis)

A simpática perereca Aparasphenodon pomba foi uma das novas espécies que a CHC Online divulgou em 2013 (Foto: Clodoaldo Lopes de Assis)

Enfim, história curiosa não faltou: adoramos a das baratas que não comem açúcar, a dos formigueiros com 12 rainhas, a do besouro que se orienta pela luz das estrelas, a do primata com a mordida venenosa… Até conhecemos as maiores minhocas do Brasil!

Foi muita coisa interessante, e fica até difícil selecionar para colocar em um texto só. Então, que tal fazer sua própria coletânea das matérias mais bacanas? Confira tudo o que saiu sobre bichos e não esqueça de contar quais foram seus temas favoritos!

Matéria publicada em 23.12.2013