Música na rede

Você já ouviu falar em um instrumento musical feito de pele de cobra? E em outro construído a partir de osso humano? Não? Então, você precisa acessar o site do Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM), um novo museu online que conta a história de instrumentos musicais de diversos lugares do mundo.

O museu reúne dezenas de instrumentos diferentes, de sopro, de percussão e de corda, como o bandolim. (foto: Divulgação)

O museu reúne dezenas de instrumentos diferentes, de sopro, de percussão e de corda, como o bandolim. (foto: Divulgação)

Segundo a socióloga e coordenadora do MVIM, Adriana Olinto Balleste, o museu reúne, pela primeira vez, instrumentos musicais que se perderam durante a história. “São raras e bem dispersas as pessoas que tenham falado sobre instrumentos”, afirma. Além disso, grande parte dos instrumentos cadastrados acompanha um arquivo de áudio que emite o seu som, bem como vídeos que mostram de como ele é tocado, fotos e textos informativos.

Um dos objetos curiosos do museu é o mayuri, instrumento de cordas indiano muito semelhante a um violino, mas com formato de pavão. Outro destaque é a tíbia, uma flauta de origem asteca feita a partir de um osso localizado na perna humana, a tíbia. Também chama a atenção o so duang, instrumento de corda feito de bambu e pele de jibóia.

Os mais de 80 instrumentos reunidos no site pertencem ao acervo físico do Museu Instrumental Delgado de Carvalho, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que conta com exemplares de todo o mundo. E Adriana diz que pretende fazer o museu crescer ainda mais.Uma das questões que nos motiva a dar continuidade ao projeto é o esforço para incluir mais itens brasileiros no acervo, como o cavaquinho, o choro e o boi-bumbá”, completa.

Gostou? Então, não perca tempo e clique aqui para conhecer o museu.

Matéria publicada em 01.12.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!