Moldes de rastros

De repente, você decide seguir uma pista. A marca de uma mão em uma parede ou a de um pé no quintal. Quem será que deixou esse rastro?! Seu primo? Sua irmã? Sua própria mãe??? Todos são suspeitos! Vamos tirar o molde da mão (ou do pé) de cada um para comparar com o rastro deixado e é agora!

molde-de-rastros

(ilustração: Cruz)

Você vai precisar de:
*gesso em pó;
*pote plástico (pode ser aqueles de dois litros de sorvete);
*água;
*garrafa PET;
*tesoura;
*caixa de papelão (pode ser de sapato);
*areia fina (apenas para preencher o fundo da caixa).

Como fazer:

Coloque uma camada fina de areia úmida (de um a dois centímetros de altura) para cobrir o fundo da caixa de papelão. Convide o primeiro “suspeito” do rastro para tirar o molde. Ele (ou ela) deve colocar uma das mãos (ou um dos pés) sobre a areia da caixa, pressionando levemente. Verifique se a marca está bem impressa na areia ou se é preciso repetir. Tudo OK? Corte uma tira da garrafa pet e use-a para cercar a marca. Hora de misturar um pouco de gesso com água no pote e despejar sobre a marca da mão (ou do pé) que foi feita na areia. Faça o mesmo procedimento com os demais “suspeitos”, aguarde o gesso secar por algumas horas e compare os moldes com o rastro investigado. E aí, de quem é?!?

 

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 281.)

 

Alessandra Bertassoni e
Rita Bianchi,
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária,
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

 

Matéria publicada em 07.11.2016

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Alessandra Bertassoni e Rita Bianchi

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!