Metamorfose curiosa

Às vezes, quando paramos para observar a natureza, muitas dúvidas podem surgir. Isso aconteceu com a leitora Júlia Pimentel, que enviou para a redação uma pergunta digna de um bom observador:

Quando uma lagarta verde vira borboleta, a borboleta também é verde?

Lagarta e borboleta

Quando uma lagarta sofre a metamorfose, ou seja, se transforma em borboleta, dificilmente suas cores se mantêm (Foto: Prem Anandh e squeakychu / Flickr)

“Muito pelo contrário. Normalmente, as lagartas têm uma cor e, quando viram borboletas, a cor muda”, foi o que me contou o biólogo Alexandre Soares, do Museu Nacional da Universidade do Rio de Janeiro.

Confira, no vídeo abaixo, a transformação de uma lagarta em borboleta:

Alexandre também explicou que quem determina a cor de cada espécie de borboleta após a metamorfose é a genética. Algumas vezes, o tipo de alimento e a qualidade do que a borboleta come também faz com que as cores mudem um pouquinho, ficando mais claras ou mais escuras. “Mesmo assim, as cores determinadas pela genética nunca se alteram”, afirma o pesquisador. Imagine só a ansiedade da lagarta para saber qual será a cor de suas asas!

Matéria publicada em 21.08.2012

COMENTÁRIOS

  • Julia

    A onde podemo potar .para observar a metaforse ?

    Publicado em 14 de junho de 2020 Responder

  • Julia

    É botar

    Publicado em 14 de junho de 2020 Responder

  • Vitòria Marques

    Bom dia CHC. Meu nome é Vitória e estudo no Colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza. Faço o 3º ano do EF. Minha Professora Juliana mostrou o vídeo Metamorfose Curiosa para todos os alunos. Eu ADOREI!!!! Vou sempre visitar este site e ler várias curiosidades. Obrigada por existir. Um beijo Vitória.

    Publicado em 22 de julho de 2020 Responder

  • Que transformação é essa? Faça você mesmo borboletas de origami! – Juntos na Casa

    […] Metamorfose curiosa […]

    Publicado em 22 de junho de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat