Matemática divertida

A matemática parece um bicho de sete cabeças para você? Então, fique atento à dica de hoje! Procurando na internet é possível encontrar vários vídeos que mostram de uma maneira superinteressante como a matemática está sempre esbarrando na gente. Um deles é o programa Isto é Matemática, totalmente disponível no YouTube.

Apresentada pelo matemático Rogério Martins e promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática, a série de vídeos traz temas curiosos e intrigantes que vão fazer você se apaixonar pelos números.

Um dos episódios mais legais é o que fala sobre os cubos mágicos, aqueles quebra-cabeças coloridos. Sabia que eles estão cheios de matemática? O vídeo mostra que existem 43 quintilhões de formas possíveis para se montar o cubo. Espere aí: 43 o quê? É uma quantidade tão incrível de combinações que, se usássemos um cubo diferente para representar cada uma, seria possível cobrir a superfície do nosso planeta várias vezes! Confira no vídeo:

Outro episódio legal explica de onde vem nossa maneira de fazer contas. Prepare-se, pois tudo começou com… ovelhas! Muito tempo atrás, um pastor começou a utilizar os dedos das mãos para contar suas ovelhas, mas, como só tinha 10 dedos, precisou de um meio para contar mais animais. Incrível, não é?

Veja também o vídeo sobre quanta matemática existe no futebol. O professor Rogério ensina até o jeito certo de fazer o gol perfeito! Será que você consegue?

Matéria publicada em 11.04.2014

COMENTÁRIOS

  • Yasmin Lavínia dos Santos Sousa

    Eu consigo fazer o gol perfeito⚽.

    Publicado em 16 de novembro de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!