Mármore feito em casa

Quando a gente fala em natureza, pensa logo em plantas, animais e nem lembra que os minerais também são elementos naturais. Pois para mudar essa visão, que tal imitar a natureza fabricando uma pedra mármore de mentirinha e entender o que aconteceu durante a atividade? Mão na massa!

Material

– bacia
– água
– papel absorvente (filtro de café)
– paitos de dente
– conta-gotas
– tintas acrílicas para tecido de várias cores.

Ação

Dilua a tinta em água (uma parte de água para uma parte de tinta). Encha a bacia até a metade com água e, com o auxílio de um conta-gotas, coloque uma gota da tinta diluída na superfície da água. Espere um pouco para ver o que acontece e coloque gotas de outras cores, sempre uma a uma, com calma para não sacudir a superfície da água.

Se a tinta estiver diluída corretamente pelo menos uma parte dela ficará flutuando. Use um palito de dentes para brincar suavemente com as tintas, fazendo desenhos que imitem os rajados da superfície de um mármore.

Quando estiver pronto, mergulhe com cuidado uma das pontas do papel na água e baixe o resto vagarosamente, na diagonal. Tome cuidado para não deixar ar entre o papel e a água da bacia.

Para tirar o papel sem que ele borre com a tinta que ainda está flutuando, é só puxá-lo, de uma vez, em sua direção e esperar secar.

Explicação

A tinta acrílica é uma emulsão, ou seja, uma mistura estável entre água e um material que não se dissolve nela, neste caso, o polímero acrílico. Quando adicionamos a tinta diluída na bacia com água, a parte não miscível em água se espalha pela superfície e forma uma finíssima camada colorida. O papel absorvente suga esses pigmentos, imprimindo no papel o desenho que você fez na superfície. Essa técnica chama-se marmorização – embora você possa brincar e fazer desenhos que não lembrem mármores – e era utilizada por japoneses e turcos séculos atrás com outros tipos de tintas. Invente outros desenho e divirta-se!

Matéria publicada em 21.02.2006

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!