Mais do que um simples copo de leite

Para crescer forte e saudável, você precisa se alimentar bem, o que não significa comer demais. Ninguém discute que pizza, pipoca e chocolate são guloseimas de dar água na boca. Mas está provado que legumes e verduras são muito importantes para o seu crescimento. Tomar refrigerante não é proibido, desde que o seu cardápio também inclua sucos de frutas e leite, bebidas bem mais saudáveis. Por falar em leite, você sabia que ele é um dos alimentos mais nutritivos? O leite é rico em gorduras, proteínas, açúcares, vitaminas e sais minerais. Esses elementos são fundamentais na nossa dieta, pois garantem o bom funcionamento do organismo.


Mas não é apenas seu grande valor nutritivo que torna o leite especial: ele também tem propriedades físicas e químicas muito interessantes. Para verificar essas propriedades, que tal uma experiência? Separe um copo de vidro, uma colher de sobremesa, um pouco de vinagre e de leite integral.

1. Encha o copo com leite até a metade;
2. Acrescente duas colheres de sobremesa de vinagre;
3. Mexa e, em seguida, deixe em repouso.

Você pode fazer o experimento à noite e verificar o resultado quando acordar. O que aconteceu? Vários flocos brancos se formaram e ficaram depositados no fundo do copo. Na parte de cima, você observa um líquido transparente e amarelado.

Isso acontece porque o leite é uma mistura em água de partículas líquidas e sólidas. Algumas dessas partículas, como gorduras e proteínas, não se dissolvem completamente na água. Elas ficam apenas distribuídas uniformemente no líquido e não são vistas a olho nu. Mas o vinagre tem componentes capazes de fazer essas pequenas partículas do leite se agruparem. Assim, os flocos vão se formando e, quando se tornam bem pesados, se depositam no fundo do copo. O líquido amarelado que aparece em cima da massa branca é a água com sais e açúcares, substâncias que conseguem se dissolver totalmente. Como o leite é um líquido com partículas líquidas e sólidas espalhadas, ele é chamado de colóide. Essa experiência com o leite é, na verdade, a primeira etapa do processo caseiro de fabricação da coalhada.


Além do leite, outros colóides são seus velhos conhecidos. Provavelmente, você já deve ter visto alguém fazendo gelatina. Quando colocamos aquele pó colorido na água estamos, também, preparando um colóide.

Viu como um copo de leite ou uma tigela de gelatina pode conter mais ciência do que podemos imaginar?!

Matéria publicada em 27.04.2010

COMENTÁRIOS

  • Aleff

    Eu nunca vi alguém fazendo gelatina

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

  • Aleff

    A

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

  • Aleff

    Leite e bom

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

  • Aleff

    Leite e gostoso

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

  • Aleff vinicius

    Leite e bom

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat