Hoje é dia de sambar!

Você não sabe sambar? Não tem problema, o importante mesmo saber mais sobre esse gênero musical, que faz parte da cultura do Brasil.

O samba é considerado um bem cultural e tem um dia nacional só para ele, o dia 2 de dezembro. A data foi escolhida para homenagear Ary Barroso, um famoso compositor, e sua primeira visita a Salvador, na Bahia. A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) achou muito apropriada a homenagem e concedeu ao samba o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

No Brasil, ele ganhou ainda mais importância quando o samba de roda do Recôncavo Baiano e as matrizes do samba do Rio de Janeiro foram registrados, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil (Iphan), como bem imaterial do país. Isso quer dizer que o povo brasileiro não pode tocar as mãos nem pegar no samba, mas pode sentir e vivenciar toda a sua tradição e alegria!

LEGENDA: Noel Rosa foi um dos maiores sambistas brasileiros de todos os tempos (Foto: Wikimedia Commons)

Ficou com gostinho de quero mais esse papo sobre samba? Então, clique aqui  para ouvir a música “Com que roupa?”, de um dos maiores sambistas brasileiros de todos os tempos: Noel Rosa!

Matéria publicada em 02.12.2016

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Rex

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Quitute natalino

Diná dá a receita de um bolo delicioso para você preparar neste Natal!