Histórias bem tecidas

Aminata é uma menina africana que mora em Mali. Ela não para de falar um minuto, é mesmo muito tagarela. Curiosa demais, emenda uma pergunta atrás da outra, sem respirar! Mas, na região onde mora, as meninas são apreciadas por falarem pouco e trabalharem muito. Por isso, suas irmãs vivem censurando o jeito dela.

Bom, quem tem perguntas demais na cabeça deve pensar bastante, você não acha? De fato, Aminata pensa muito e não se conforma com algumas tradições de sua cultura, a Bamana. Lá, as moças, como as irmãs de Aminata, colhem o algodão, os homens tecem e as mulheres pintam os tecidos. Assim, sem mudar nunca. Nasce, então, uma bela obra, um tecido feito com capricho, cheio de representações importantes para aquele povo.

Mas Aminata não se conforma e pergunta seu pai: Por que só os homens podem tecer? Eu quero aprender! Foi o bastante para criar um bafafá no lugar e a menina, inconformada, ficar com mais perguntas na cachola. Será que ela vai encontrar as respostas? Acompanhe o desenrolar da história:

media-blfa_files-Aminata_Capa_Alta

Aminata, a tagarela
Texto e ilustrações de Maté
Escarlate

Matéria publicada em 23.06.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!