História de brincar

Na época em que o Brasil ainda era império, precisamente no ano de 1835, um grupo de rebeldes invadiu Porto Alegre para derrubar o presidente (mais ou menos o equivalente a um governador de hoje) da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Assim começou a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, que durou dez anos e foi a maior guerra civil já ocorrida no país.

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Os gaúchos recordam bem esta história e fazem questão de passá-la adiante. Então, se você quer aprender mais sobre o tema, aqui vão duas dicas superlegais: uma história em quadrinhos interativa para você conhecer os fatos, e bonecos para transformar tudo em uma grande brincadeira depois! Os personagens recriam o cenário das lutas entre chimangos (como eram chamados os representantes do governo imperial) e maragatos (rebeldes).

Depois me digam se não foi muito divertido aprender sobre este episódio da história do Brasil…

Matéria publicada em 02.10.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!