Gira, gira sem parar

Adoro admirar a Lua – é um espetáculo e tanto! Mas você já reparou que ela mostra sempre a mesma ‘face’ pra gente aqui na Terra? Será que ela não gira em torno de si mesma, como faz o nosso planeta? Nada disso! É que, à medida que a Lua gira em torno de seu eixo, como um peão, ela também gira em torno da Terra. A combinação dos dois movimentos faz com que vejamos sempre o mesmo lado do nosso satélite.

Apesar de ser chamada por alguns de ‘lado escuro’, essa parte ‘oculta’ da Lua é tão iluminada pelo Sol quanto a que a gente vê! Isso fica claro nessa animação produzida pela Nasa, a agência espacial norte-americana. O vídeo, feito com imagens de uma sonda em órbita do satélite, mostra o movimento de rotação que não conseguimos observar aqui da Terra:

Por falar em Lua, você sabia que duas outras missões espaciais vão chegar ao satélite já, já? Outra sonda das Nasa vai analisar a composição da finíssima atmosfera lunar a partir de outubro e um veículo-robô chinês, parecido com o que está em Marte, também vai para lá em breve. O que será que eles vão descobrir?

Matéria publicada em 26.09.2013