Gigantes da Era do Gelo

Tigre-dentes-de-sabre, preguiças e tatus gigantes, parentes de camelos e elefantes. Na fauna da pré-história, não faltavam animais interessantes! Você pode conferir informações sobre eles na exposição Gigantes do Passado, em cartaz no Ecomuseu Univali, na Ilha de Porto Belo, Santa Catarina.

A mostra reúne cerca de 200 fósseis de 22 espécies de mamíferos que viveram na América Latina durante a Era do Gelo, entre 10 e 30 mil anos atrás. O visitante vai ver de pertinho o tigre-dentes-de-sabre, quatro espécies de preguiças-gigantes e cinco espécies de tatus-gigantes, além de animais como a macroquênia (um camelo primitivo), o toxodonte (cuja aparência lembrava a de um hipopótamo) e o mastodonte (um tipo de elefante pré-histórico).

crânio de toxodonte

O crânio de um toxodonte está em exposição no museu Univali. Esse animal, cuja aparência poderia lembrar a de um hipopótamo, é um dos grandes mamíferos que viveram na América Latina durante a última Era do Gelo (Foto: Jules Soto)

Durante a exposição, também é possível conhecer mais sobre as características ambientais das regiões nas quais esses gigantes viveram no passado. E, para as crianças que quiserem brincar de paleontólogo, o museu oferece uma oficina com pincéis para desenterrar fósseis de peixes do Cretáceo. Quer se aventurar?

Exposição Gigantes do Passado
Ecomuseu Univali
Universidade do Vale do Itajaí, Porto Belo, Santa Catarina
Todos os dias, das 9h às 17:30h
Informações: (47) 3261-1287

Matéria publicada em 08.03.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!