Experimento geladinho

No calor do verão, nada melhor do que uma água fresquinha para matar a sede. Foi pensando em oferecer um copo de água bem geladinha para a Diná e para o Rex que coloquei uma garrafa no congelador. Só que, quando os amigos chegaram, a diversão foi tanta que eu… esqueci! Lembrei da garrafa horas mais tarde. Vocês sabem o que aconteceu?

(Foto: Domínio público)

Pois vamos transformar esse esquecimento em experimento. Você vai precisar apenas de duas garrafas pet pequenas (de 510 mililitros, por exemplo) e água.

Encha totalmente a primeira garrafa com água. Faça isso com calma e tome cuidado para nenhuma bolha de ar ficar dentro da garrafa. Feche com a tampinha.

A segunda garrafa deve ficar vazia, também fechada com tampa. Coloque as duas no congelador por algumas horas. Aproveite e veja se tem algum picolé de frutas por lá – uma ótima forma de esperar enquanto o experimento não fica pronto. Passado algum tempo, tire as garrafas do congelador.

E aí, como elas ficaram? Conte pra gente nos comentários! Você sabe explicar por que isso aconteceu?

Matéria publicada em 06.03.2013

COMENTÁRIOS

  • Júlia Tomazi de Azevedo 6° ano

    A água que estava na garrafa cheia virou gelo, já a garrafa vazia ficou amaçada. Isso aconteceu porque quando a garrafa que estava vazia é submetida a temperaturas baixas ocorre uma contração do ar que existe dentro da garrafa, ou seja diminuindo a temperatura o volume também diminuiu.

    Publicado em 5 de maio de 2021 Responder

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat