Experimentando um relógio de Sol

Topa construir um relógio egípcio? Então, anote o material necessário: três pedaços de madeira com os tamanhos indicados no desenho, cola de madeira, caneta colorida e uma bússola. Espere um dia de sol e siga as instruções:

1) Cole o menor pedaço de madeira no maior, formando um “L” deitado. Depois, cole o pedaço de 7,5 centímetros horizontalmente na parte menor do “L”, formando um “T”.

2) Ao meio-dia, com a ajuda da bússola, vire a parte mais alta da peça para o Oeste, de modo que ela não faça sombra na parte que está deitada.

3) Depois de uma hora, observe onde a sombra projetada pela haste menor acaba e marque com a caneta. Faça o mesmo a cada hora que passar. Repare que os intervalos entre uma marca e outra vão aumentar aos poucos.

4) No pôr-do-sol, você terá feito seis marcas e seu relógio estará pronto para ser usado a partir da manhã seguinte. As marcas vão corresponder às seis horas da parte da manhã, caso você vire a peça para o Leste; ou às seis horas da parte da tarde, se a peça estiver virada para o Oeste.

Em dias ensolarados, você poderá se orientar pelo seu novo relógio!

Matéria publicada em 11.05.2010

COMENTÁRIOS

  • Alex Dantas

    Muito bom

    Publicado em 19 de maio de 2021 Responder

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!