Experiência assombrosa!

Ao longo do ano, conforme a Terra segue sua trajetória em torno do Sol, a projeção de nossas sombras no chão vai mudando. Que tal realizar uma experiência para observar isso? Você não vai precisar de muita coisa, apenas de um pouco de paciência…

Primeiro, pregue um cabo de vassoura em posição vertical no quintal da sua casa ou no pátio da escola. Depois, anote em um caderno, a cada 15 dias, sempre ao meio-dia, o comprimento da sombra do cabo de vassoura projetada no chão. O resultado exato que você vai obter depende do lugar onde você mora sobre a superfície da Terra.

Qualquer que seja o lugar, entretanto, você deverá observar que, durante uma parte do ano, a sombra da ponta do cabo de vassoura vai se deslocar para o norte (isso significa que, no céu, o Sol está indo mais para o sul). Num certo dia ela pára e começa a voltar. Se sua cidade está no hemisfério sul, este instante marca o solstício de verão para você. Quando ela pára de novo para começar a retornar, mais uma vez, para o norte, tem lugar o solstício de inverno. Quando a sombra passa pelo ponto médio entre os dois solstícios, ocorrem os equinócios, tanto o de primavera como o de outono. E esse ciclo se repete todo ano.

Não se preocupe se você não conseguir obter com precisão o instante exato no qual o Sol pára; esta determinação é mesmo difícil de fazer apenas usando a sombra do cabo de vassoura.

Matéria publicada em 04.08.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Gilson-Gomes

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!