Escola em versos e rimas

POESIA
Poesia eu sei fazer,
Poesia posso criar,
Poesia está na mente,
Poesia está no ar.
(…)
Criar é fácil,
É só ter imaginação,
Olhe dentro de você,
E dentro do seu coração.

Os versos acima são do pequeno grande poeta Marcos Vinícius Dornelas.  Nunca ouviu falar dele? O Marcos, assim como outros alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Serafin Martinez Gutierrez, de São Paulo, faz parte de uma nova geração de autores. Eles são do projeto “Serafin de Poetas”, criado este mês pelo escritor Marciano Vasques.
Os estudantes começaram lendo a seção “Poesia e Companhia”, da revista Ciência Hoje das Crianças, e agora – que chique! – escrevem seus próprios poemas.

“Nossa ideia era incentivar as crianças a escrever poemas e tornarem-se leitores. O projeto do blog foi aceito imediatamente pela escola inteira, principalmente pelos alunos. As crianças adoraram e os pais também! No começo é difícil, mas depois que eles pegam gosto pela rima, é só poesia. Alguns alunos até já criaram seus próprios blogs”, explica Marciano Vasques.

Os pequenos autores têm entre 9 e 10 anos e falam sobre amor, amizade, meio ambiente, bichos e tudo mais que a criatividade  permitir. As poesias são feitas em sala de aula com a ajuda dos professores e são publicadas na internet. E essa galerinha não está de brincadeira, não! O blog que reúne essa produção já tem 50 poemas e todos os dias ganha um texto novo. Vale uma visita à página do projeto clicando aqui . E boa leitura!

Matéria publicada em 30.06.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat