Em camadas

Olá, pessoal! Pedi licença ao meu amigo Rex para vir ao blogue e publicar algumas dicas de experimentos fáceis de fazer em casa. Quem topa a brincadeira?

Você já deve ter visto, na cozinha, o que acontece quando colocamos um pouco de óleo numa panela com água. Os dois não se misturam! Mas o que aconteceria se enchêssemos um recipiente com quatro líquidos diferentes? Vamos ver?

Você vai precisar de:
* pote ou copo transparente
* mel
* óleo de cozinha
* álcool
* água
* corante das cores que você quiser

Separe quantidades iguais de mel, óleo, álcool e água. Não precisa ser muito – na  verdade vai depender do tamanho do pote ou copo que você vai usar. Na água e no álcool, pingue algumas gotas de corante (use cores diferentes para um resultado mais divertido).

No pote ou copo transparente, coloque primeiro o mel e espere que ele escorra todo para o fundo. Depois, escorra pelas paredes do frasco a mesma quantidade de água, em seguida o óleo e, por último, o álcool. E aí, o que aconteceu?

Matéria publicada em 23.08.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!