Elementos que falam

Já ouviu falar na tabela periódica? Se não ouviu, é melhor guardar bem este nome, que com certeza fará parte da sua vida de estudante. Trata-se de um quadro onde estão organizados todos os elementos químicos descobertos até hoje (fósforo, oxigênio, carbono…). A unidade desses elementos químicos é chamada de átomo, e as combinações de diferentes átomos formam todas as substâncias que existem, da água que bebemos ao ar que respiramos.

Se você se interessa pelo assunto, vai adorar o livro que indico hoje. E, se acha a química meio chata, vai passar a vê-la com outros olhos! Trate de ler Elementar, caros amigos – o fascinante dia a dia dos átomos, que traz várias histórias em que elementos químicos são os personagens principais.

Em uma delas, o autor mostra o quanto um palito de fósforo pode ser importante. Você acha insignificante? E se faltar luz e você não tiver lanterna, quem vai acender a vela? A-há! Outro conto fala sobre o ósmio, que não é tão conhecido quanto o fósforo, mas é um dos metais mais duros que existe. Como seria se uma bola de futebol fosse feita desse elemento? Seria dor na canela, com certeza!

Essas e outras curiosidades, utilidades e informações sobre os elementos químicos, você encontra neste divertido livro!

Capa_elementar.indd