Dragões existiram?

Os dragões das histórias infantis têm corpo de serpente, voam, nadam e até cospem fogo. São seres assustadores! Intrigada, a leitora Laysa Camargo nos escreveu para perguntar: afinal, os dragões existem – ou já existiram – no mundo real, fora dos livros e do cinema?

Na China, os dragões são parte importante da cultura (Foto: Flickr / PoshSurfside.com / CC BY-SA 2.0)

Na China, os dragões são parte importante da cultura (Foto: Flickr / PoshSurfside.com / CC BY-SA 2.0)

Bem, isso depende do que se quer chamar de dragão. Segundo a paleontóloga Lílian Bergqvist, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fósseis de animais pré-históricos, como dinossauros, plesiossauros ou mesmo preguiças gigantes, já foram confundidos com restos mortais dessas lendárias criaturas aladas.

O crânio de um dinossauro do grupo dos Pachycephalosauria, descoberto recentemente nos Estados Unidos, apresentava tantas semelhanças com a cabeça destas criaturas mitológicas que recebeu no nome de Dracorex hogwartsia, que significa “dragão rei de Hogwarts”, em referência às histórias do aprendiz de bruxo Harry Potter.

<i>Dracorex hogwartsia</i>, o dinossauro com cabeça de dragão (Imagem: Wikimedia Commons)

Dracorex hogwartsia, o dinossauro com cabeça de dragão (Imagem: Wikimedia Commons)

Mas não precisa se assustar: as semelhanças com as assustadoras criaturas de ficção paravam no crânio, pois este dinossauro não voava e muito menos cuspia fogo.

Mesmo sem evidências que comprovem a existência de dragões, esses seres fazem parte de diversas culturas – na China, por exemplo, são um dos doze animais que compõem o horóscopo.

Caminhando pelas ilhas da Indonésia, podemos avistar também os chamados “dragões de Komodo”, que balançam seu pesado rabo por lá. Apesar do nome e de serem um bicho bem real, esses animais não são dragões, e sim grandes lagartos.

Laysa, acho que você pode dormir sossegada: esses bichos voadores e cuspidores de fogo estão presentes apenas na nossa imaginação!

Matéria publicada em 26.11.2013

COMENTÁRIOS

  • GUILHERME SOUZA CHRISTO

    ADOREI ………….. 🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐉🐲🐲🐲🐲🐲🐲🐲🐲🐲

    Publicado em 31 de agosto de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat