Dinossauros do Brasil

Se você é fanático por dinossauros, já deve ter se perguntado sobre os répteis gigantes que habitavam o Brasil millhões de anos antes de nós. Para saber mais sobre eles, a dica é ler o livro Dinossauros do Brasil, escrito por Luisa Massarani e ilustrado por Maurilio Oliveira.

Esse livrinho, repleto de desenhos incríveis, conta com um ABC dos dinos brasileiros, que mostra em detalhes 16 espécies que habitaram o nosso país. Para cada dinossauro há informações como o peso, idade, tamanho, dieta e o lugar onde foi encontrado.

Dentre os répteis mais curiosos do livro, está o Santanaraptor placidus. Esse dino media apenas 60 centímetros de altura e vivia no Nordeste do país, onde hoje fica o Ceará. Já o maior de todos era o pescoçudo Trigonosaurus pricei que tinha seis metros de altura e só comia plantas.

Além disso, o livro explica tudo o que você pode querer saber sobre os dinos: por que alguns eram pequenos e outros tão grandes, o que comiam, como se comportavam e como desapareceram.

A leitura mostra também como os pesquisadores conseguem achar os vestígios que contam como os dinossauros eram no passado. É preciso montar um verdadeiro quebra-cabeça para descobrir como eles viviam!

Dinossauros do Brasil
De Luisa Massarani, com ilustrações de Maurílio Oliveira
Cortez Editora, R$ 28 (preço sugerido)

Matéria publicada em 08.02.2011

COMENTÁRIOS

  • Professora Fabiana e alunos

    Boa tarde, CHC! Nós queríamos saber como os dinossauros foram extintos, se a galinha é descendente dos dinossauros e qual foi o maior dinossauro que já existiu.. Somos alunos do 3• ano em Londrina, PR.

    Publicado em 1 de agosto de 2022 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat