Dia das Bruxas? Que história é essa?

O Dia das Bruxas ou o Halloween não é criação dos Estados Unidos. A festa é muito mais antiga, tendo sua origem na Irlanda celta, onde, por volta do século 5 antes da nossa era, o ano terminava em 31 de outubro.

As lanternas feitas com abóboras, chamadas Jack, são tradicionais no Halloween. (foto: Tob Ord. / CC BY-SA 2.5)

As lanternas feitas com abóboras, chamadas Jack, são tradicionais no Halloween. (foto: Tob Ord. / CC BY-SA 2.5)

O feriado de Ano Novo era chamado Samhain. Acreditava-se que, nesse dia, os mortos voltavam à Terra. Querendo expulsá-los, os camponeses apagavam o fogo em suas casas, tornando-as pouco acolhedoras, vestiam-se como seres maléficos e faziam ruídos terríveis.

Os romanos que ocuparam o território celta no século 1 da nossa era integraram o Samhain às celebrações em honra de Pomona, a deusa dos pomares e colheitas. Mais tarde, quando o mundo romano se tornou cristão, os festejos se ligaram ao Dia de Todos os Santos, em inglês, All Hollows Day, cuja véspera – All Hollows Eve, de onde vem o termo Halloween – era o dia em que os mortos e as bruxas ficavam à solta.

Doces ou travessuras?

Crianças fantasiadas, prontas para as travessuras. (foto: Anette B. / Domínio público)

Crianças fantasiadas, prontas para as travessuras. (foto: Anette B. / Domínio público)

O hábito de pedir doces de casa em casa, que vemos nos filmes americanos, vem de uma tradição do século 9, quando os jovens percorriam a cidade pedindo dinheiro, tortas e bolos. Em troca, prometiam rezar pelas almas dos mortos. O costume de se vingar dos que se negassem a contribuir – as travessuras – provavelmente surgiu na mesma época.

No Brasil, nunca tivemos a tradição do Halloween, mas, há alguns anos, escolas e cursos de inglês começaram a comemorar a data, principalmente com festas à fantasia. Muita gente torce o nariz, dizendo que isso é coisa de americano, mas a festa vem de muito mais longe. Da mesma cultura, aliás, que começou, há tantos séculos, a comemorar o Natal em dezembro, junto com a festa celta do solstício de inverno.

Matéria publicada em 31.10.2016

COMENTÁRIOS

  • nathan panta

    oi chc tudo bei faiz um simage de cobra pofavo

    Publicado em 12 de junho de 2020 Responder

Envie um comentário

Ana Lúcia Merege

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!