Deslizando pelo ar

Ilustrações: Mario Bag

Você já deve ter observado, na TV ou ao vivo, paraquedistas em ação, pulando de aviões e fazendo malabarismos pelos ares. Que tal copiar a ideia e criar o seu próprio paraquedas? Emocionante, hein? Mas nem pense em saltar de algum lugar. A sugestão é fazer um paraquedas de brinquedo!

Você vai precisar de:

– um pedaço de plástico fino (como os de saco de lixo ou de supermercado), medindo cerca de 40cm por 40cm;
– quatro pedaços de barbante (cada um com cerca de 30cm de comprimento);
– fita adesiva;
– um brinquedo pequeno (de preferência, um bonequinho de até 10cm, bem leve).
Modo de fazer:

Cole com fita adesiva os pedaços de barbante nos quatro cantos do plástico. Amarre o brinquedo nas outras extremidades dos barbantes. Vá para fora de casa, dobre o plástico e jogue o brinquedo para o alto. Observe que o paraquedas irá se abrir, e o brinquedo cairá bem devagar.

Como isso aconteceu?

Quando movemos alguma coisa através de um fluido, como o ar ou a água, esse meio oferece uma resistência ao movimento. Mexa o braço em um balde cheio de água e você sentirá essa resistência. Se colocar a mão para fora em um veículo em movimento (muito cuidado ao fazer isso!), também sentirá a resistência do ar. Quanto mais rápido o seu movimento, maior a resistência.

Além disso, a resistência depende da forma e da área do objeto. Quanto maior a área que se opõe ao movimento, maior a resistência. Compare a resistência da água com a palma da mão estendida (e os dedos unidos) com o que acontece com o punho fechado, por exemplo. A resistência é sempre na direção oposta ao movimento.

Assim, quando um objeto cai, a resistência do ar acontece de baixo para cima, na direção contrária à queda. Quando se abre, o paraquedas aumenta essa resistência porque possui uma área bem grande e só deixa o ar sair pelos lados, diminuindo a velocidade da queda do objeto. Agora que você já tem a explicação, aproveite o seu novo paraquedas e divirta-se com seus amigos.

Matéria publicada em 04.03.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!