Desafiando a gravidade

Você já ouviu falar em gravidade? Ela é o fenômeno físico que explica porque, quando jogamos um objeto para o alto, ele tende a voltar para o chão. Graças à gravidade, também, podemos caminhar pela rua em vez de sair voando por aí.

Nós já desafiamos a gravidade em um experimento, mas está na hora de tentar de novo. E aí, o que será que vai acontecer?

Você vai precisar de:
* Dois funis de mesmo tamanho colados pelas bordas maiores;
* Duas réguas grandes;
* Três livros grandes.

Este experimento é simples de montar com materiais que você pode encontrar em casa. Quero ver você de queixo caído! (Foto: Wikiphoto / <a href=http://www.wikihow.com/Image:Make-an-Anti-Gravity-Machine-Step-6-Version-2.jpg>WikiHow</a> / CC BY-NC-SA 3.0)

Este experimento é simples de montar com materiais que você pode encontrar em casa. Quero ver você de queixo caído! (Foto: Wikiphoto / WikiHow / CC BY-NC-SA 3.0)

Disponha dois livros abertos empilhados, de frente o terceiro, conforme a figura. Em seguida, posicione as réguas apoiadas nos livros, formando uma rampa em “V” cuja ponta está no livro mais baixo. Para completar, coloque o cone duplo formado pelos funis no meio da rampa.

Em que direção o cone se moveu? Quero ver quem consegue explicar este fenômeno!

Matéria publicada em 20.01.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!