De orelhas vermelhas

Alguma vez você já sentiu sua orelha ficar quente e vermelha? Ao contrário do que muita gente pensa, isso não acontece porque estão falando de você por aí! Mas, afinal, o que será que comanda essa sensação? Essa é a dúvida do nosso leitor João Mendes Neto Gomes.

Nossas orelhas ficam vermelhas quando entramos em contato com algumas emoções, que levam ao aumento da circulação de sangue na região. (foto: Shai Barzilay / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/>CC BY-NC 2.0</a>)

Nossas orelhas ficam vermelhas quando entramos em contato com algumas emoções, que levam ao aumento da circulação de sangue na região. (foto: Shai Barzilay / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Na verdade, esse despertar de cores acontece pelo mesmo motivo que nosso rosto e pescoço também ficam vermelhos às vezes. Segundo o cirurgião plástico Diogo Franco, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, essas áreas têm uma vascularização abundante, ou seja, muitos vasos sanguíneos as irrigam e pouca gordura cobre esses vasos. “Por isso, qualquer mudança na quantidade de sangue que chega às nossas orelhas, rosto ou pescoço deixa uma clara vermelhidão na área.”

Mas o que influencia essa dilatação dos vasos? Ela é disparada por emoções ou condições ambientais: acontece principalmente quando sentimos vergonha, frio, calor ou tomamos um susto. Nesses momentos, nosso organismo libera hormônios relacionados a mecanismos que nos põem em estado de alerta e que aumentam a circulação de sangue nessas regiões.

Quando sentimos vergonha, frio ou tomamos um susto, a circulação de sangue aumenta. (foto: Matthew Loberg / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/> CC BY-NC-NC 2.0</a>)

Quando sentimos vergonha, frio ou tomamos um susto, a circulação de sangue aumenta. (foto: Matthew Loberg / Flickr / CC BY-NC-NC 2.0)

Diogo lembra, no entanto, que nem todo mundo reage da mesma forma às situações do dia a dia – por isso, há pessoas que ficam ruborizadas, ou seja, vermelhas, em certos momentos e outras não. “O corpo humano não é uma máquina, então os hormônios podem ser liberados em situações diferentes e por motivos diversos em cada pessoa”, explica. “O organismo de cada um reage de forma própria aos estímulos.”

E você, costuma ficar vermelho com facilidade? Em quais situações?

Matéria publicada em 24.10.2014

COMENTÁRIOS

  • Nicolas

    Cara,não consigo botar a orelha no travesseiro,porque ela esquenta.E praticamente todo o dia,minha orelha fica quente.Tem com curar,isso?A única coisa que alivía é chá de camomila.

    Publicado em 3 de fevereiro de 2021 Responder

  • vandoir sala

    eu costumo ficar com orelhas vermelhas e rosto quando passo por alguma situação de vergonha.

    Publicado em 2 de outubro de 2021 Responder

  • Mario Sato

    Meu filho esta com 10 anos e sofre desde os 8 anos .Sempre usa compressa de gel para aliviar, mas ele irrita muito, pois as vezes o calor(orelha quente) da orelha não some,mesmo usando essa compressa.

    Publicado em 18 de outubro de 2021 Responder

  • eliane g.casagrande

    Somente quando estou gripada fico com o rosto e orelhas vermelhas.

    Publicado em 21 de outubro de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat