Coroação da realeza africana

Responda rápido: o que é o maracatu? Você pode dizer que é ritmo, dança, festa ou, simplesmente, um belo cortejo que nasceu em Pernambuco e sai pelas ruas anunciando a coroação da realeza africana. Por isso, há pessoas fantasiadas de reis, rainhas, princesas, damas, vassalos, além de muito ritmo embalado por instrumentos especiais, como a alfaia, um tipo de tambor.

A origem é africana e ganhou brilho especial no Brasil. Uma pitada indígena aqui, outra da europeia ali e… Nasce o grupo de maracatu, com belíssimas danças como a do vídeo abaixo:

Existem vários maracatus Brasil afora. O livro Desvendando o grupo de maracatu mostra alguns deles e traz detalhes dessa bela expressão cultural: seus instrumentos de percussão, as pessoas que participam do cortejo, as fantasias e os adereços que usam, além da alegria que embala essa linda festa.

Quer dançar o maracatu? Então, leia o livro e comece a se preparar para o carnaval!158380-500-0

Desvendando o grupo de maracatu
Texto de Marcio Coelho e Ana Favaretto
Arte de Márcio Koprowski
Formato

Matéria publicada em 19.11.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!