Copos musicais

Ilustração: Gil

Que os instrumentos musicais podem produzir belos sons quando tocados você já sabe. Mas você faz ideia de que é possível tocar uma boa melodia em copos? Experimente!

Você vai precisar de:

– uma jarra de água;
– oito copos de vidro;
– corante para alimentos;
– uma colher de chá

Passo 1:

Misture um pouco de corante de alimentos na água – só para dar um charme!

Passo 2:

Encha os copos com quantidades diferentes de água. O primeiro deve ter pouca água, o segundo mais que o anterior e, assim, sucessivamente, até que o último esteja quase cheio.

Passo 3:

Agora, bata suavemente com a colher em cada copo.

Você percebe que os copos produzem sons diferentes? Tente colocar ou retirar mais água nos copos. Os sons mudam, não é verdade? Experimente bater nos copos em várias sequências e divirta-se! Você criará diferentes melodias!

Para entender a lógica dos copos musicais, precisamos saber primeiro que: quanto mais rígido é o material, menos ele vibra, logo, mais grave é o som. Assim, quanto maior a quantidade de água no copo, menor é a frequência, e, portanto, mais grave é o som. Por isso é que a arrumação dos copos musicais deve se dar da esquerda para direita, do mais cheio ao mais vazio – ou do mais grave ao mais agudo –, permitindo que o instrumento improvisado seja tocado como um piano.

Matéria publicada em 05.05.2009

COMENTÁRIOS

  • João Bf

    Eu Sou João Bf euarssti jovem Tiaes
    Meu vida e assim eu também jogava para Minecraft mas eu também eu já já assistia e a jovens Titãs em ação então olha eu eu e a minha vida nós poderemos fazer tudo que quiser e eu também eu sou detetive eu resolvo todo esse caos

    Publicado em 16 de setembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!