Como surgiram os dinossauros?

Vira e mexe você confere novidades sobre dinossauros aqui na CHC. Mas talvez nunca tenha parado para pensar como os mais famosos animais pré-históricos surgiram. Pois foi justamente esta a dúvida enviada pelos alunos do terceiro ano do Colégio Palmital, em São Paulo.

Para respondê-la, conversei com o paleontólogo Rodrigo Santucci, da Universidade de Brasília. Ele contou que os dinossauros surgiram há aproximadamente 230 milhões de anos!

Primeiro dinossauro registrado cientificamente, o megalossauro foi descrito por William Buckland na Inglaterra em 1824. (imagem: Domínio Público)

Primeiro dinossauro registrado cientificamente, o megalossauro foi descrito por William Buckland na Inglaterra em 1824. (imagem: Domínio Público)

Os registros mais antigos de dinossauros foram encontrados em rochas situadas no Brasil e na Argentina, locais onde provavelmente esses animais surgiram quando o mundo ainda era um supercontinente chamado Pangeia. Os fósseis apontam que os grandes répteis se originaram a partir da evolução de pequenos animais dominavam o ambiente terrestre – eles tinham tamanhos entre 50 e 150 centímetros e postura bípede.

Atualmente, são conhecidas cerca de 1500 espécies de dinossauros e, no Brasil, já foram encontradas mais de 20. Mas não pense que é fácil descrever um exemplar. Muitas vezes, o fóssil encontrado está desgastado e não preserva as características do animal. “Outro problema é que, algumas vezes, a característica que o identificaria como fóssil de dinossauro pode ter sido perdida durante a evolução da espécie”, diz Rodrigo.

Para resolver o problema, os pesquisadores caracterizam um dinossauro com base na árvore evolutiva – diagrama que tem ramos parecidos com uma árvore e indica a proximidade de parentesco entre as espécies. “Nessa árvore, definimos um ponto como ancestral imaginário a partir do qual um animal, caso seja descendente desse ancestral, será um dinossauro”, conta Rodrigo. “O mais interessante é que as aves atuais descendem desse ancestral e por isso são consideradas dinossauros.”

E você, gostaria de ver sua dúvida respondida pelo Rex? Mande um email pra gente: o endereço é [email protected]

Matéria publicada em 11.06.2014

COMENTÁRIOS

  • Ana clara

    Gosto muito do chc é muitissímo legal e educativo!?

    Publicado em 27 de junho de 2018 Responder

  • Andréa

    Estão dizendo que foram encontrados nas rochas,mas quero saber que os criou?

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

    • William

      Deus!!

      Publicado em 3 de novembro de 2020 Responder

  • Paulo Kogos

    Deus Vult

    Publicado em 9 de novembro de 2020 Responder

    • Souza

      foi muito bom legal

      Publicado em 11 de agosto de 2021 Responder

  • Rodrigo de Sousa Ferreira

    Os dinossauros são a evolução de organismo celulares em pequenas espécies e depois em uma espécie maior e vai evoluindo assim por diante. Mas vale lembrar que essa evolução não é de apenas 1 ano ou 10 anos, são milhões de anos para essa evolução. Os dinossauros foram a espécies que ficou mais tempo na terra de 230 milhões de anos até 65 milhões de anos antes de Cristo, até sua extinção com o asteroide que caiu no Golfo do México, formando uma cratera de 180 quilômetros de diâmetro, conhecida como Chicxulub. Acredita-se que o impactou liberou bilhões de toneladas de enxofre na atmosfera, o que acabou bloqueando a luz do Sol e levou a Terra a uma era glacial que matou 75% dos organismos que viviam por aqui. Mas levando tudo isso para o lado religioso, não pode ter sido os dinossauros uma criação divina? Pois bem sabemos que se a bíblia fosse retratar todos os acontecimentos ocorridos na terra seria um livro gigante no qual ninguém iria ler! Acredito eu que a própria bíblia não relata todos os acontecimentos porque para ela o importante é a espiritualidade que ela tem que apresentar. E não a historicidade. E disse Deus aja luz e ouve luz e assim começou o Big Bang.

    Publicado em 17 de janeiro de 2021 Responder

  • Bernardo Ornellas Reis

    Oi CHC,meu nome é Bernardo,gostei muito da revista virtual:como surgiram os dinossauros .Também fala sobre o primeiro dinossauro,sobre o ciclo pré histórico. Por isso eu gostei.

    Tchau

    Bernardo, 8 anos, Jaú/SP.

    Publicado em 17 de fevereiro de 2021 Responder

  • pepe

    os dinossauros sao muito bravos e ainda mais o rex

    Publicado em 12 de março de 2021 Responder

  • Ian, Pedro, Pepe e Gabriel

    Olá.
    Nós achamos que os dinossauros são muito ferozes, e super grandões. Nós descobrimos que os dinossauros surgiram há milhões de anos.
    Gostamos muito!

    Tchau e beijos

    Objetivo Cantareira, 3ºano.

    Publicado em 12 de março de 2021 Responder

  • Rossana Rita Pires

    Boa tarde
    Gostaria de saber de qual espécie eles se desenvolveram?
    E os que voavam?
    Obrigada

    Publicado em 16 de maio de 2021 Responder

  • Samarone Baleeiro Morais

    Olá pessoal da CH, gostei muito da reportagem como “”Surgiram os Dinossauros””. Achei muito interessante saber que as aves descendem de um ancestral e por isso são consideradas dinossauros. Abraços

    Publicado em 4 de agosto de 2021 Responder

  • leonor

    gostei muito de saber o desenvolvimento dos dinossauros!!!

    Publicado em 6 de fevereiro de 2022 Responder

  • Mario Luiz

    Não acredito no fim do Dinos pelo meteório, acredito em não adaptação ao ambiente

    Publicado em 25 de maio de 2022 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat