Como será o computador do futuro?

Olá, internautas! A leitora Ana Karollina Borges Araújo, que tem 11 anos e mora em Acreúna, Goiás, me enviou uma pergunta curiosa: como será o computador no futuro?

Fui conversar com o especialista em informática César Adriano Mendonça, da Universidade Federal de Minas Gerais, para descobrir a resposta.

Computadores

Os computadores do futuro terão várias formas diferentes das que conhecemos hoje (Foto: aranarth / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

César explicou que o computador do futuro vai ter diversas formas diferentes. “A própria televisão vai vir com processadores e acesso à internet, permitindo usá-la da forma como usamos um computador hoje”, prevê.

Vão existir, também, computadores flexíveis, que a gente vai poder enrolar e guardar dentro da mochila, como um jornal. Outro palpite de César é que os computadores vão ser 500 vezes mais rápidos que os de hoje e vão responder a comandos de voz – quando você quiser pesquisar algo, basta falar com o computador e ele começa a procurar.

César aposta também que a sala de aula vai mudar. No futuro, os alunos de países diferentes vão poder assistir às mesmas aulas e falar entre si. A língua não será mais uma barreira, pois programas na internet vão traduzir as conversas na hora.

Tudo isso parece incrível e, em parte, já está sendo desenvolvido. Por outro lado, ainda não sabemos quando essas inovações estarão disponíveis para uso das pessoas comuns. “A intenção é que, em menos de 20 anos, tudo isso seja realidade, mas é difícil prever”, diz César.

Matéria publicada em 08.05.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!