Como acabar de vez com os piolhos?

Vocês sabem que nós adoramos receber mensagens de leitores aqui na redação, não é? São elogios, críticas, sugestões e… muitas perguntas! Por isso, resolvi criar um espaço especial aqui no blogue só para respondê-las.

A leitora Stephanie Fernandes, por exemplo, perguntou: depois de sofrer com uma infestação de piolhos, o que podemos fazer para que eles nunca mais venham parar na nossa cabeça?

Imagem ampliada de um piolho passeando pelos cabelos

Uma imagem ampliada mostra o piolho passeando pelos cabelos (Foto: Fábio Colombini)

Conversei com o biólogo Julio Viana Barbosa, da Fiocruz, e ele respondeu: “A primeira dica é passar diariamente o pente fino – ele vai retirar os piolhos adultos e também as ninfas, que são os filhotes”.

O pente não retira, porém, as lêndeas, que são os ovos dos piolhos. Por isso, é importante repassar o pente fino diariamente: conforme os piolhos vão nascendo, o pente os remove, antes que eles tenham tempo de se reproduzir e criar uma nova infestação.

“Além disso, é importante evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como pentes, bonés, escovas e prendedores de cabelo”, completa Julio. “O piolho não voa e não pula; então, as únicas formas de passar de uma pessoa para a outra são o contato direto e o compartilhamento de objetos pessoais”.

Alguma dúvida sobre este ou outros assuntos? Mande pra gente! Nosso e-mail é [email protected]

Matéria publicada em 17.01.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat