Como a Terra nasceu?

Estamos muito acostumados a viver na Terra, e para nós parece que ela sempre existiu. Mas isso não é verdade: em algum momento, mais ou menos 4,6 bilhões de anos atrás, nosso planeta se formou. E como a Terra nasceu? Esta foi a pergunta enviada pela leitora Ana Beatriz Kutil Mejia.

Representação artística da formação do Sistema Solar. (imagem: NASA/JPL-Caltech)

Representação artística da formação do Sistema Solar. (imagem: NASA/JPL-Caltech)

“Para contar essa história, a gente precisa voltar muito, mas muito mesmo no tempo, antes de existir o nosso próprio Sistema Solar”, responde a geógrafa Tânia Maris Pires Silva, coordenadora do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina. Existia, naquele tempo, uma grande nuvem de poeira e gás em uma enorme região do espaço. “Esses pedaços de pedra espacial colidiram e se uniram pela força da gravidade, que atrai os objetos entre si por meio da interação de suas massas”, conta a pesquisadora.

Quando os pequenos pedaços começaram a se unir por causa da gravidade, formaram uma nuvem de pedras espaciais, que começou a girar. “Nesse processo, o material mais denso foi ficando no centro da nuvem e o restante, jogado para a periferia. A grande quantidade de matéria que ficou no centro originou o Sol, e a matéria que foi jogada para a periferia formou anéis. Cada anel deu origem a um planeta”, completa o geofísico Eder Molina, da Universidade de São Paulo.

Resumindo, o planeta Terra – como ou outros planetas do Sistema Solar – se formou a partir de pedaços de rocha que “sobraram” após a formação do Sol, graças à ação da força da gravidade. “Ela foi fundamental para a formação do universo e continua sendo muito importante na transformação dele”, encerra Tânia.

E você, tem uma pergunta que só um cientista pode responder? Manda pra gente! O endereço é [email protected]

Matéria publicada em 28.07.2015

COMENTÁRIOS

  • Gustavo

    Como a lua foi formado

    Publicado em 7 de junho de 2018 Responder

  • Júlia Ribeiro

    Eu acredito em Deus mais como isso vai cair na prova…

    Publicado em 24 de junho de 2018 Responder

  • Tazinho Vieira

    Como assim se foi deus o criador do céu e a terra?

    Publicado em 21 de junho de 2020 Responder

    • Daniel de Miranda

      Tem como provar isso

      Publicado em 20 de julho de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!