Cheiro de um, gosto de outro

O paladar é o sentido responsável por nos fazer sentir e reconhecer o gosto de tudo que é colocado sobre nossa língua. Já o olfato nos faz captar os cheiros. Agora, será que esses dois sentidos têm algo em comum? Qual será que é o mais importante para sentirmos o gosto dos alimentos? Que tal fazer um experimento para descobrir?

(foto: Domínio público)

(foto: Domínio público)

Você vai precisar de:

* Um pedaço de maçã descascada
* Um pedaço de batata descascada

Para começar, tampe seus olhos e misture a maçã e a batata, de modo que você não saiba qual é qual. Você pode pedir a alguém para embaralhar os alimentos. Ainda sem olhar, pegue um dos pedaços e tampe seu nariz – isso é importante para que o experimento dê certo. Agora, de nariz tampado e olhos fechados, coma o alimento que pegou e tente identificar qual é.

E aí, conseguiu? Repita a experiência depois sem o nariz tampado e sinta a diferença. Não se esqueça de convidar seus amigos e familiares para testarem também!

Matéria publicada em 05.12.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!