CDs dançarinos

Atenção, galera! Que tal colocarmos uns CDs para dançar?!

Não vá pensando que este é um convite para uma festa. A idéia é fazermos um experimento: os CDs é que vão dançar!!! Anote a lista de materiais e siga os passos!

Você vai precisar de: três CDs ou discos de vinil pequenos (que não sejam mais usados); três balões de gás; três tampinhas de garrafa pet; um par de luvas descartáveis; cola instantânea; faca ou tesoura (para o manuseio, peça ajuda a um adulto).

1. Peça ajuda a um adulto para fazer um furo bem pequeno no centro da primeira tampinha. O mesmo deve ser feito nas outras tampinhas, sempre aumentando o tamanho do furo.

2. Calce as luvas e fixe cada tampa no centro de cada um dos CDs usando a cola instantânea.


3. Encha a primeira bola e, em seguida, torça o bico para que o ar não saia. Atenção! Não é para amarrar, apenas torcer.

4. Encaixe o bico do balão de gás na tampinha colada no CD com cuidado para o ar não escapar. Em seguida, posicione o CD em uma superfície lisa e solte-o. Agora, sim, o ar deve sair. Se isso não acontecer, ajude, destorcendo um pouco o bico do balão.


5. Repita a experiência com as outras tampas e note a diferença.

O que acontece?
O ar liberado faz o CD “flutuar” sobre a superfície, com isso fica praticamente eliminado o atrito entre ela e o CD. Assim, qualquer força, mesmo que muito pequena, é capaz de fazer o CD se mover. Se o ar saísse pela tampa exatamente na vertical e não soprasse nem uma brisa, o CD não sairia do lugar. Mas como isso nunca acontece, principalmente porque o jato sempre sai um pouquinho torto, empurrando o CD para um lado, ele sai deslizando, ou…”dançando”!

Matéria publicada em 09.03.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!